Pular para o conteúdo principal

Vinho que combina com massa

Você sabe como escolher vinho que combina com massa? Esse é um prato italiano que é um dos preferidos de quem gosta de fazer harmonização com vinho.

No entanto, é muito comum que as pessoas escolham os tipos de vinho errados para molho. Com isso, o seu paladar não fica aguçado e a experiência pode não ser tão saborosa.

As massas como já mencionamos são pratos Típicos da Culinária Italiana, sendo assim, para que você fique expert em harmonização de massas com vinho, seria interessante conhecer também um pouco mais sobre os diversos tipos de massas e suas peculiaridades.

Mas não se preocupe! Para garantir uma refeição perfeita, preparamos esse artigo com todas as dicas que você precisa saber na hora de escolher um vinho que combina com massa.

Assim, na próxima ocasião, você terá um sensorial incrível. Nesse caso, aproveite também e dê uma lida no nosso artigo com dicas de como fazer degustação. Ficou curioso? Então vamos lá!

Veja abaixo nossa seleção de vinhos que combinam com massas:

Vinho que combina com Massa

Molho ao sugo

O famoso molho ao sugo é uma receita preparada à base de tomate. Podemos, inclusive, dizer que ele é o molho mais popular entre quem gosta de massas, já que ele combina com diferentes preparações.

Assim esse sendo um molho original da Itália, harmoniza muito bem com vinhos criados nessa região.

Como o tomate é um ingrediente bastante ácido, ele pode ser combinado com um vinho tinto de corpo médio. Pois, esse tipo de vinho é conhecido por ter a sua acidez controlada.

Dessa forma, os pratos não ficam com um sabor ácido desagradável. Vale também apostar em vinhos frutados para potencializar o sabor do tomate, ingrediente principal da receita.

Molho à bolonhesa

O molho à bolonhesa também é feito com os tomates, mas o diferencial é que eles levam também carnes vermelhas em sua composição. Por isso, eles são ideais para lasanhas e espaguetes, já que a carne cria uma textura a mais no prato.

Para harmonizar, você pode escolher vinhos tintos com aroma marcante, como é o caso dos vinhos concentrados. Sendo assim,o Terroir Merlot, da Casa Valguda, é um ótimo exemplo de bebida que pode aprimorar a sua refeição.

Lembre-se de sempre escolher vinhos com taninos mais fortes ao preparar o molho à bolonhesa. Assim, o sabor da bebida não é ofuscado pela carne.

Molho branco

Já o molho branco costuma ter uma textura mais cremosa que aqueles feitos à base de tomate. Então,como eles também têm um teor de gordura mais alto, é preciso escolher vinhos que sejam capazes de equilibrar a composição.

Sendo assim, nesse caso, recomendável um dos vinhos brancos preparados com as uvas Chardonnay.

Os vinhos brancos são mais refrescantes que tintos. Por isso, são uma ótima pedida para esse molho que é mais pesado.

Entretanto, se você prefere os vinhos tintos, vale apostar em bebidas com taninos mais suaves, como o Tomero Reserva Pinot Noir.

Molho pesto

O molho pesto também é um dos favoritos das pessoas. Feito com manjericão, pinoli, pecorino e azeite, neste caso nem todos mundo sabe quais são os vinhos que combinam com massas regadas por esse molho.

Afinal, todos os ingredientes têm sabores marcantes.

Logo, aqui seguimos a mesma lógica do molho branco. A melhor opção é combiná-lo com vinhos brancos ou rosés, já que eles são mais leves e refrescantes. Além disso, seu aroma não ofusca o toque de ervas do molho pesto.

Aposte em um saboroso Sauvignon Blanc para não errar na escolha!

Molho com frutos do mar

Os frutos do mar são especiarias que fazem com que qualquer massa deixe de ser um prato tradicional para se tornar uma verdadeira experiência gastronômica.

Portanto, é preciso escolher o vinho certo para que a refeição seja ainda mais sofisticada.

O vinho rosé é, com certeza, a melhor aposta nesse caso. Vinhos frutados e com aromas florais harmonizam muito bem com os frutos do mar, sem tirar o destaque dos ingredientes da composição.

Molho quatro queijos

O clássico molho de quatro queijos faz com que a sua massa tenha sabores únicos e bem marcantes. Logo, ele deve ser equilibrado com vinhos que tenham o sabor tão intenso quanto os queijos e uma leve acidez.

O Syrah é um exemplo de vinho encorpado que vai harmonizar muito bem com esse tipo de molho.

Molho carborana

Feito à base de ovos, queijo e bacon, o carbonara é um molho tradicionalmente servido com o espaguete. Ele tem a sua estrutura bastante encorpada, já que os ovos cozidos são o destaque de sua textura.

Por isso, o vinho escolhido para harmonizar deve ter uma boa estrutura, de preferência com aromas defumados. Esse tipo de aroma é proveniente de barricas de carvalho tostadas.

Para harmonizar, escolha vinhos feitos com a uva Marselan ou um tradicional Tannat para melhorar a sua refeição.

Molho funghi secchi

Por último, não podíamos deixar de citar o molho funghi secchi. Se você gosta de vinhos, provavelmente sabe que os cogumelos são uma ótima aposta para harmonização das suas bebidas favoritas.

Como esse é um dos principais ingredientes da receita, uma boa taça não pode faltar ao lado do prato.

Os cogumelos possuem um sabor muito característico, portanto eles precisam de bebidas cujo aroma seja tão marcante quanto. Um Pinot Noir ou espumante seco como o Sur Lie podem ser a melhor escolha nesse caso.

Viu só como pode ser fácil escolher um vinho que combina com massa? Lembre-se de que você deve considerar tanto o aroma, quanto o sabor do prato e do vinho para garantir uma composição perfeita.

Afinal, você não quer que nenhum dos dois ofusque o gosto do outro, fazendo com que um dos itens se torne facilmente dispensável na refeição.

Quais são suas massas e vinhos favoritos? Conte-nos sobre as melhores harmonizações no espaço de comentários abaixo! Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

O post Vinho que combina com massa apareceu primeiro em Master Vinho.



source https://mastervinho.com.br/vinho-com-massa/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como segurar taça de vinho durante a degustação

Você sabe como segurar taça de vinho? Ao degustar uma boa bebida, existem algumas diretrizes que foram repassadas ao longo do tempo com o intuito de melhorar a experiência de degustação. Por mais que não sejam regras, essas indicações fazem toda a diferença na hora de beber o seu vinho favorito. Ao longo desse artigo, você vai descobrir não apenas quais são as maneiras corretas de segurar taça de vinho, mas também quais são os recipientes próprios para degustar a bebida. Dessa forma, você vai se tornar um verdadeiro especialista e revolucionar a experiência de forma geral! Ficou curioso? Então não deixe de ler o artigo até o final! Maneira correta de segurar taça de vinho Por ser essa bebida tão especial, para aprecia-la como um todo sem perder nenhuma nuance de sabor é preciso estar atento a pequenos detalhes. Desde a quantidade servida, nível de temperatura e tipos de taças. Então, se até o tipo de recipiente utilizado é importante, é claro que a forma de segurar a taça ao...

Vinho rosé: história, características e harmonização

Com sua delicadeza e versatilidade, o vinho rosé vem ganhando adeptos pelo mundo todo. E não importam seu gosto: o rosé ganhará, com certeza, um espaço em sua mesa. Hoje, conversaremos sobre as principais características deste vinho. Ainda, conheceremos seu surgimento e, claro, harmonizações excelentes para ele. Que tal aproveitar este dia na companhia de um vinho rosé? Tenho certeza que você se apaixonará! Vamos juntos? Nem branco nem tinto: o que é o vinho rosé Como sabemos, a carne das uvas é basicamente da mesma cor: um verde claro translúcido. E isso independe de sua espécie, se escuras ou verdes. Porém também sabemos que há vinhos tintos e brancos. E, na enologia, é pecado mortal usar corantes ou qualquer tipo de pigmento estranho às uvas. E então? Por que há essa distinção de cores entre os tintos e brancos? E o que seria, nessa questão, o vinho rosé? Simples: a coloração e matização dos tintos dá-se pelo contato do mosto com as cascas da uva. Quanto maior a permanênc...

Assinatura de vinho vale a pena? Confira nossas dicas

Você já pensou em fazer uma assinatura de vinho? Atualmente, existem diferentes clubes que oferecem experiências personalizadas para quem é apaixonado por essa bebida. Porém, nem todo mundo sabe exatamente como eles funcionam e se realmente vale a pena pagar o valor da assinatura. Então, para ajudar você a tomar essa decisão, preparamos esse artigo completo! Antes de mais nada, vamos entender como funcionam essas assinaturas. Os clubes de vinhos geralmente funcionam mediante o pagamento de um valor periódico, que pode ser mensal, trimestral, semestral e até mesmo anual. Com isso, você recebe uma seleção de vinhos no conforto de seu lar e de acordo com a sua preferência. Porém, você não sabe exatamente quais são os próximos rótulos – o que é a melhor parte! Ou seja, você escolhe o perfil desejado – como um mix de vinhos, preferências por tintos, brancos, enfim – e o clube monta uma seleção personalizada para você. A assinatura de vinho é destinada para quem quer conhecer novos rót...